A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realiza, neste sábado (17), uma ação de busca ativa para identificar casos novos de hanseníase. A campanha Janeiro Roxo contará também com um evento acadêmico e uma caminhada no Centro de Manaus.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase, infectologista Valderiza Pedrosa, em 2025 foram notificados 319 casos novos de hanseníase. Desses, 106 (33,4%) ocorreram em Manaus e 211 (66,6%) em outros 49 municípios do interior.
Tivemos avanços importantes em relação a uma doença milenar, que ainda atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Nos últimos anos, aumentamos o diagnóstico com ações que nos fazem estar mais presentes no interior. E, quanto mais ampliamos o diagnóstico, mais avançamos na quebra da cadeia de transmissão, como também no tratamento, evitando sequelas como deformações, disse a coordenadora.
Durante o dia de busca ativa de novos casos de hanseníase, a Fuham vai atender pessoas com suspeita da doença, especialmente aquelas que apresentam sinais como perda de sensibilidade em alguma parte do corpo.
Não serão atendidos casos de outras dermatoses, como pano branco, coceiras em geral, alergias, entre outras. Pessoas que não apresentarem sinais de hanseníase serão encaminhadas para atendimento na rede básica de saúde.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Fuham