Mais de 70% das crianças, idosos e gestantes ainda não se vacinaram contra a gripe em Manaus

Entre o grupo prioritário de idosos, crianças (de seis meses a cinco anos de idade) e gestantes, apenas 28,44% do público estimado em Manaus procurou uma unidade de saúde para a imunização contra a Influenza (gripe). A campanha de vacinação segue até 28 de fevereiro, tendo como meta a imunização de 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos em Manaus, totalizando 439.396 pessoas.

Até essa terça-feira (13), os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que a vacinação atingiu 26,67% da meta entre idosos, 29,32% entre crianças de seis meses a 5 anos e 37,91% entre gestantes. Além dos três grupos, a vacinação contra influenza é direcionada para outros 17 grupos prioritários.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, alerta para o risco da falta de vacinação contra a gripe entre todos os grupos identificados como prioritários pelo Ministério da Saúde, com a imunização recomendada para reduzir o risco de agravamento da doença.

“A vacina contra influenza deve ser aplicada anualmente e reduz o risco de agravamento, hospitalização e morte. Nos grupos prioritários, a doença pode agravar muito rapidamente e por isso a vacina é ainda mais essencial”, reforça Isabel Hernandes.

Para receber o imunizante, a orientação é que o usuário apresente documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento comprovando a inclusão entre os grupos prioritários.

A imunização contra a influenza está disponível nas salas de vacina em unidades de saúde da rede municipal e a população pode consultar os locais e endereços no site da Semsa (manaus.am.gov.br/semsa/).

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Semsa

  • Sakuratoto