Anvisa aprova medicamento injetável que previne infecção por HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa segunda-feira (12), o registro do lenacapavir, primeiro medicamento injetável que previne a infecção pelo vírus HIV em quase 100% dos casos.

Vendido sob o nome comercial de Sunlenca, o fármaco recebeu duas indicações: uma é a profilaxia pré-exposição, ou seja, o uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm o vírus, mas estão sob risco de contrair a doença, reduzindo significativamente as chances de transmissão. E a outra é como tratamento de pacientes que possuem o HIV, já tenham utilizado outras terapias e apresentem um quadro de resistência a diferentes classes de antivirais.

O medicamento é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste, com resultado negativo para HIV.

De acordo com a Anvisa, os estudos clínicos demonstraram alta eficácia do Sunlenca, com 100% de redução da incidência de HIV em mulheres cisgênero. O antirretroviral de primeira classe atua impedindo a replicação do vírus.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

 

  • Sakuratoto