MPAM realiza primeira reunião oficial para instalação do Comitê de Bem-Estar Animal

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou, na quinta-feira (08/01), oficialmente, a primeira reunião para instalação do Comitê de Bem-Estar Animal, iniciativa destinada ao fortalecimento das ações do projeto “CoMPet a Todos”. O encontro, realizado na sede do órgão, contou com a presença de integrantes do comitê, entre membros e servidores, e teve como objetivo alinhar tratativas para a conscientização da causa animal.

O grupo é formado pela procuradora de Justiça Neyde Regina Demósthenes Trindade, titular da 13° Procuradoria de Justiça; pela promotora de Justiça Cley Barbosa Martins, titular da 13ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público (Prodeppp); pelo promotor de Justiça Carlos Sérgio Edwards de Freitas, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB); e pelas servidoras Elaine Elamid Lombardi e Tayanne Sanches dos Santos.

O encontro teve como foco o alinhamento de futuras atividades voltadas à proteção animal, discutindo como serão desempenhadas e o calendário para sua execução.

Presidente do comitê, a procuradora de Justiça Neyde Regina Demósthenes Trindade destacou que a questão da vacinação e a adoção de animais comunitários vai além da proteção animal, sendo essencial também para a manutenção da saúde pública.

“Vamos trabalhar com o público interno sobre a conscientização dos cuidados com os animais comunitários, dos cuidados acerca da adoção responsável, dos serviços disponíveis e da importância desses cuidados para a saúde pública. Nossa agenda inicial será com o público interno e depois partiremos para um trabalho maior, já com a comunidade acadêmica e outras organizações, a partir do segundo semestre”, explicou a procuradora.

Com apoio da procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque, o comitê, cujos integrantes são voluntários, é mais um exemplo do compromisso do Ministério Público com a causa animal, fortalecendo a rede de proteção.

CoMPet a Todos

O projeto, de autoria do promotor de Justiça Carlos Freitas, busca garantir e fortalecer o bem-estar e a proteção de animais em situação de vulnerabilidade, em especial cães e gatos comunitários. Por meio de ações integradas entre poder público, sociedade civil e comunidade acadêmica, a iniciativa visa amparar os animais que, apesar de não possuírem tutor específico, vivem nas comunidades (bairros, edifícios, condomínios) e recebem cuidados de moradores, estabelecendo vínculos afetivos com eles.

Com informações Assessoria

Fotos: Divulgação

Leia também:

  • Sakuratoto