Manaus ganhou um novo bairro: a decisão que incorpora a Colônia Japonesa foi publicada no Diário Oficial do Município. Especialista avalia a medida e explica que o Poder Público precisa investir mais em espaços de convívio social.

(Imagem Divulgação)
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Município – DOM, o agora bairro Colônia Japonesa tem como ponto de início o cruzamento da Rua Marquês de Quixeramobin com a Avenida Visconde de Porto Seguro, e engloba parte das Avenidas das Torres e Natan Xavier e Igarapé do Mindu. A Colônia Japonesa está localizada entre os bairro Novo Aleixo e Parque Dez de Novembro. Com a medida, Manaus passa a ter 64 bairros oficiais.
- 847 aprovados em concursos públicos para as Forças de Segurança do AM são convocados
- Ipaam concede Licença de Operação para jardim zoológico no Museu da Amazônia
O cientista político, Helso Ribeiro, explica que a medida que tornou a Colônia Japonesa um bairro, foi adotada em virtude da forte presença e contribuição do povo japonês, no Amazonas.
Ainda segundo o cientista político, a criação do novo bairro é uma medida positiva, mas precisa estar acompanhada de investimentos, do Poder Público, em estrutura adequada e em espaços de convívio social.
A ação não vai resultar em aumento da densidade urbana, uma vez que a localidade já possui toda uma estrutura ocupacional definida e em expansão. A criação do novo bairro atendeu a pedido do Consulado do Japão, em Manaus, da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) e da REN da Amazônia.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar