O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), caiu 12 posições em comparação com 2024 e termina o ano de 2025 como o segundo pior prefeito do Brasil entre as capitais brasileiras, conforme pesquisa Atlas/Intel.
O ranking de avaliação dos prefeitos de capitais de Estados, divulgado no último dia 19 de dezembro, ouviu 1.633 pessoas, em Manaus, entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de até cinco pontos percentuais.
No levantamento de 2024, David Almeida ocupava a 13ª posição e, agora, fecha 2025 em 25º lugar, a frente penas da prefeita de Campo Grande (MS), Adriane Lopes (Progressistas).
De acordo com a pesquisa, o prefeito de Manaus tem apenas 23% de aprovação e 70% de rejeição. Na pesquisa anterior, ele tinha 49% de avaliação positiva e 46% de reprovação.
Ao mesmo tempo, a pesquisa divulgou a visão da população quanto aos governadores. E o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), tem a maior rejeição do País, com 25% de aprovação e 65% de reprovação.
Para o cientista político Carlos Santiago, que integra o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral do Amazonas, o resultado da pesquisa reflete as posturas do governador e do prefeito diante da sociedade.
Na pesquisa de avaliação do governador Wilson Lima, o Atlas/Intel ouviu 2.507 pessoas no Amazonas, também entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro. O governador não teve nenhuma variação no resultado da pesquisa, pois em 2024 também terminou em último lugar.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

