O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam concedeu uma Licença de Operação para a atividade de jardim zoológico, no Museu da Amazônia. A autorização regulariza o funcionamento do espaço, com foco em educação ambiental, pesquisa e conservação da fauna.

(Foto Divulgação)
A Licença de Operação, de número 000867/2025, autoriza o funcionamento da atividade de jardim zoológico, no Museu da Amazônia – Musa, até dezembro de 2026. O documento regulariza a operação com foco na visitação pública e nas atividades desenvolvidas no espaço. A assessora ambiental da Gerência de Fauna do Ipaam, Gabriela Campêlo, explica que durante o processo, foram realizadas análises nas estruturas do Musa.
O Musa não vai adotar um modelo tradicional de zoológico e nem de criação de animais. O espaço foi regularizado, junto ao órgão ambiental, para fortalecer as suas ações educacionais e científicas. O empreendimento, de pequeno porte, ocupa uma área de aproximadamente 0,99 hectare, com autorização para operar exclusivamente como jardim zoológico. Ainda segundo a assessora ambiental, o Musa também adota as medidas adequadas de manejo de animais silvestres.
A manutenção da licença está condicionada ao cumprimento integral das exigências ambientais estabelecidas no documento.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar