Ano Jubilar é encerrado com celebração na Catedral Metropolitana de Manaus

O Ano Jubilar 2025, que teve como tema “Peregrinos da Esperança”, foi encerrado neste domingo (28) na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Manaus. O momento marcou o fim de um tempo especial para a Igreja Católica, dedicado à graça, à misericórdia e à renovação espiritual dos fiéis. A celebração coincidiu com a Solenidade da Sagrada Família e reuniu centenas de pessoas.

Ano Jubilar é encerrado com celebração na Catedral Metropolitana de Manaus. Foto: Yuri Bezerra.

Durante o Ano Jubilar, a Igreja promoveu celebrações, peregrinações e momentos intensos de oração, reforçando o chamado à conversão, à mudança de vida e ao retorno a Deus. Um dos principais símbolos desse período foi a Porta Santa, que representa Cristo como caminho de salvação. Durante a celebração de encerramento, o cardeal Dom Leonardo Steiner destacou o sentido do Jubileu para a fé cristã.

“Nós de 25 em 25 anos fazemos o Jubileu da Redenção, lembrar que Deus veio para nos salvar porque nos amou e Jesus é a porta, por ele passa a salvação, por ele passa a redenção e nós passamos por ele e nos dignificamos. Nos tornamos nele filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs”, afirmou.

Leia também: Detran-AM retoma processo de habilitação após atualização de sistema; saiba mais

Ano Jubilar é encerrado com celebração na Catedral Metropolitana de Manaus. Foto: Yuri Bezerra.

Além da celebração na Catedral, o rito de encerramento do Ano Jubilar também foi realizado em paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese, possibilitando a participação de todos os fiéis. O cardeal também ressaltou a importância da esperança diante dos desafios sociais e políticos que se aproximam.

“Continuamos na esperança e precisamos de muita esperança. Entraremos em um ano intenso, com muitas agressões, e isso não ajuda a sociedade. Queremos continuar a anunciar a fraternidade, a superação da violência e a capacidade de nos escutarmos”, disse Dom Leonardo, ao desejar um ano novo de paz e transformação.

Ano Jubilar é encerrado com celebração na Catedral Metropolitana de Manaus. Foto: Yuri Bezerra.

Entre os fiéis, a celebração foi marcada por emoção e gratidão. Maria José destacou o significado do momento.

“Uma celebração muito bonita, uma celebração para a família. Nossa igreja estava lotada agradecendo a Deus por esse ano da Esperança. Precisamos pedir todos os dias: Senhor, aumenta a nossa fé”, declarou.

Ano Jubilar é encerrado com celebração na Catedral Metropolitana de Manaus. Foto: Yuri Bezerra.

Já Celene Gomez ressaltou a mensagem de união e respeito deixada pela celebração.

“Foi muito maravilhosa e abençoada. A mensagem foi para que a família seja mais unida, com respeito e dignidade. Que a gente tenha mais paciência, compreenda mais e aprenda a respeitar a opinião dos outros”, afirmou.

Com o encerramento do Ano Jubilar, a Igreja reforça o convite para que os frutos desse tempo de graça continuem presentes na vida dos fiéis, como sinais de esperança, fraternidade e compromisso com a paz.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto