Detran-AM retoma processo de habilitação após atualização de sistema; saiba mais

Nessa quinta-feira (25), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) voltou a oferecer os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os candidatos que iniciaram as etapas para obter a primeira CNH por meio do aplicativo CNH do Brasil, podem agendar os atendimentos pelo site da instituição para continuar o processo.

Os serviços de habilitação foram suspensos no dia 16 de dezembro para adequação do sistema por conta das mudanças determinadas pelo Governo Federal.

Com a normalização do sistema, os serviços estão disponíveis à população, exceto as renovações automáticas de CNH, cuja implantação está prevista para o dia 12 de janeiro devido às atualizações que devem ser realizadas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Os candidatos que iniciaram as etapas no aplicativo da CNH do Brasil, precisam agendar o serviço de primeira habilitação pelo site do Detran-AM para o atendimento, assim como todos os atendimentos no órgão referentes a habilitação continuam necessitando de agendamento.

Confira as etapas necessárias

O candidato que deseja tirar a primeira CNH pode iniciar as etapas por meio do aplicativo CNH do Brasil. Caso o usuário já possua o aplicativo anterior, Carteira Digital de Trânsito (CDT), basta atualizá-lo.

Depois, o candidato pode realizar o curso teórico digital gratuito oferecido pelo Ministério dos Transportes. Após a conclusão do curso, o certificado é emitido e registrado automaticamente no Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Assim, o candidato deve agendar e dar início ao processo de obtenção da CNH junto ao Detran.

Após a aprovação teórica, o curso prático deve ser iniciado. O novo processo de obtenção de CNH determina o mínimo de duas horas de aulas práticas obrigatórias, podendo ser realizadas em autoescola ou com instrutor autorizado.

Com o curso prático finalizado, é a vez do agendamento para a realização do exame prático para a obtenção da Permissão para Dirigir (PPD).

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação/Detran-AM

  • Sakuratoto