A exaustão emocional é um problema crescente no Brasil, com aumento de casos em vários setores da sociedade. Em um ano desafiador e conturbado, como 2025, órgãos especializados viram os índices de exaustão emocional dispararem e especialista faz um alerta para sintomas e prevenção da patologia.

(Foto: Agência Brasil)
A exaustão emocional é um estado de esgotamento físico e mental extremo, resultado de estresse crônico prolongado. Dentre os sintomas, estão fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e insônia. Atualmente, 30% dos trabalhadores brasileiros sofre com a patologia, 34% da população sente angústia constante e 38% está em recuperação emocional. Um outro dado alarmante mostra que 59,3% dos médicos relataram exaustão emocional em uma pesquisa realizada pela da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
A psicóloga Taiane Castro explica que o primeiro passo para buscar a reestruturação emocional é aceitar a condição em que se encontra.
E foram nesses sinais que o auxiliar de vendas, Carlos Ribeiro, se percebeu adoecido, emocionalmente, durante uma relação conturbada.
Esse olhar para si e a decisão de mudar é o ponto de partida para um recomeço e a busca por uma vida emocional mais saudável, destaca ainda a psicóloga.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar