A cidade de Manaus detém o 6º maior Produto Interno Bruto – PIB do Brasil, mas a capital amazonense ainda enfrenta diversos problemas para atrair novos investimentos. De acordo com especialistas, a cidade tem capacidade de desenvolver outros setores e atrair capital privado nacional e internacional.

(Foto Divulgação)
Em 2025, Manaus alcançou um PIB de R$ 127,6 bilhões e ficou na sexta posição do ranking nacional entre os maiores PIBs do Brasil. A capital amazonense também ficou em primeiro lugar, entre os 30 municípios da Região Norte, que mais ganharam em participação, entre 2022 e 2023. Apesar dos números positivos, a cidade enfrenta problemas logísticos, estruturais e sociais que se tornam entraves para a atração de novos investimentos de capital privado.
- Concurso do Ipaam terá 140 vagas para níveis médio e superior, com inscrições abertas em janeiro
- Ceia de Natal Solidária distribui mil refeições para pessoas em situação de rua, no Centro de Manaus
Para o economista Eduardo Souza, os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus desempenham um papel importante na atração de investidores, mas a cidade precisa desenvolver outros setores, como o de logística, para o escoamento dos produtos.
O especialista também destaca outro potencial econômico da cidade.
O cientista político, Helso Ribeiro, explica que a capital amazonense possui uma característica populacional que requer mais atenção e investimentos de todas esferas do Poder Público.
Em 2026, Manaus terá um orçamento público de R$ 12 bilhões e vários desafios para enfrentar, desde a parte de infraestrutura, segurança pública, recuperação do Centro Histórico e de prédios antigos.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar