A vacinação de adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 19 anos não imunizados contra o papilomavírus humano (HPV) foi prorrogada, em Manaus, até o primeiro semestre de 2026, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Com a prorrogação, a estratégia para resgate das pessoas não vacinadas de 15 a 19 anos vai prosseguir até a Campanha de Vacinação nas Escolas do próximo ano, prevista para ocorrer no primeiro semestre. A vacina contra o HPV é ofertada regularmente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, dentro do Calendário Nacional de Vacinação.
A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Isabel Hernandes, aponta que a prorrogação visa ampliar o alcance da vacinação entre adolescentes e jovens que nunca receberam qualquer dose contra o HPV. Na capital amazonense, foram aplicadas 3.714 doses do imunizante pessoas na faixa etária de 15 a 19 anos, sendo 1.416 do sexo feminino e 2.298 do sexo masculino, segundo dados do Ministério da Saúde.
Com a vacinação para esse público, podemos atingir um percentual maior de pessoas imunizadas contra o HPV, o que vai contribuir para a proteção individual e coletiva.
A vacina contra o HPV está disponível em 176 salas, distribuídas em todas as zonas geográficas do município. Além disso, duas Unidades de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, na zona Norte; e a Leonor de Freitas, na zona Oeste, funcionam todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, das 8h às 18h.
A lista completa de salas de vacina, com endereços e horários de atendimento, pode ser consultada pelo link bit.ly/SalasVacina. Para receber a dose, os usuários devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional do SUS, e cartão de vacinação.
O imunizante é ofertado ainda a usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), pessoas com HIV, vítimas de violência sexual, pacientes oncológicos e transplantados, com até 45 anos de idade, em esquema vacinal de três doses.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Semsa