As festas de fim de ano são tradicionalmente marcadas por celebrações e momentos de confraternização, mas o uso inadequado de fogos de artifício pode resultar em acidentes graves.

Uso de fogos de artifício exige atenção redobrada durante as festas de fim de ano. Foto: Divulgação.
Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) reforça orientações importantes para garantir a segurança da população durante esse período. De acordo com o coronel Helliton Silva, do CBMAM, os cuidados começam ainda no momento da compra.
- Homem é preso em flagrante por agredir companheira com socos e mordidas em Manacapuru
- PRF reforça fiscalização nas rodovias do Amazonas durante a Operação Rodovida 2025
No manuseio, a atenção deve ser redobrada. Segundo o coronel, é indispensável ler atentamente e seguir rigorosamente as orientações do fabricante. Os fogos devem ser utilizados apenas em locais abertos, afastados de residências, veículos, redes elétricas e áreas com vegetação.
A adoção dessas medidas simples pode evitar acidentes e garantir que as comemorações de fim de ano ocorram de forma segura para todos. Em caso de ocorrências como queimaduras, princípio de incêndio ou outras situações de risco, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar