O estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registra um déficit de 40% na semana que antecede o Natal. A queda no número de doações começou a ser observada no início de dezembro e acendeu o sinal de alerta nesta terça-feira (16).

Hemoam registra déficit de 40% no estoque de sangue na semana que antecede o Natal. Foto: Divulgação.
De acordo com o Hemoam, a média atual é de 160 doações por dia, enquanto a meta necessária para manter um estoque seguro é de 250 coletas diárias. O baixo comparecimento de doadores neste período preocupa a instituição, especialmente devido ao aumento da demanda por atendimentos de urgência e emergência.
Segundo a gerente de captação de doadores do Hemoam, Nívia França, a redução nas doações é comum nesta época do ano, quando muitas pessoas priorizam viagens e compromissos de fim de ano. Ela reforça que a doação de sangue é essencial para garantir o atendimento à população do Amazonas.
- Três suspeitos são presos em Manaus por envolvimento em homicídio em Florianópolis
- Amazonas registra mais de três mil casos de acidentes com animais peçonhentos em 2025
Pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 18 e 69 anos e peso acima de 50 quilos, podem se candidatar à doação. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados de um responsável legal.
O Hemoam está localizado na Avenida Constantino Nery, nº 4.397, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar