Produção industrial do Amazonas fica positiva, em outubro, mas recua em relação a setembro

A Produção industrial do Amazonas se manteve positiva em outubro deste ano, com 4,1% de crescimento, mas recuou seis pontos percentuais em relação a setembro. Mesmo assim, o resultado da Indústria amazonense foi melhor que o índice nacional.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

Mesmo com um índice seis pontos percentuais menor que o registrado em setembro, a Produção Industrial do Amazonas, em outubro, ficou mais alta, 0,1%, que o resultado nacional. Já a variação interanual, registrou alta de 12,5%. No acumulado do ano e no acumulado em 12 meses, o crescimento foi de 1,3% e de 2,9%, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

No mês de outubro, o Setor Industrial do Amazonas foi marcado por uma polarização nas atividades, com destaque para as que cresceram e as que registraram recuo, explica o chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

A nível nacional, oito dos 15 Estados pesquisados pelo IBGE apresentaram resultados positivos, em outubro. Os melhores índices foram registrados por Goiás, com 6,5% de crescimento; Mato Grosso, com 5,8%; Amazonas e Rio de Janeiro, ambos com 4,1%. Ainda de acordo com o IBGE, a perspectivas para o Setor Industrial do Amazonas, neste fim de ano, são positivas.

Já os Estados que tiveram os piores resultados, em outubro foram o Rio Grande do Sul, com 5,7% de recuo na produção industrial; o Espírito Santo, com 1,7% de queda; e o Pará, com 1,4%.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto