Realizada em todo Brasil, a campanha Dezembro Laranja tem como foco a difusão de informações sobre o câncer de pele, que representa 33% de todos os tipos de câncer no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Brasil registra, anualmente, cerca de 220 mil novos casos da doença não-melanoma e 8.980 de melanoma. O câncer de pele é o tipo mais comum no país, representando cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados, com a maioria dos casos relacionada à exposição solar.
A dernatologista da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), Isabelle Figueiredo, destaca os sinais de alerta para a doença.
O câncer de pele tem alta incidência de cura se identificado e tratado. A biopsia é uma aliada no diagnóstico da doença.
Durante este mês, a Fuham realiza mutirões nos fins de semana, com foco na intensificação de cirurgias nos dias 7, 14 e 20 – para aqueles que já tiveram diagnóstico concluído. Os pacientes estão sendo contatados pela equipe do Centro Cirúrgico para as orientações pré-operatórias.
De acordo com a Fuham, 90% dos pacientes que passaram pela mesa de operação, no último domingo, foram para a retirada de lesão cancerígena de pele.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação