Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas amplia o número de locais de votação para 2026

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aprovou, em sessão do Pleno, a criação de um novo local de votação no município de Canutama (distante 619 quilômetros de Manaus). A decisão agora segue para homologação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida visa garantir que o direito ao voto alcance também as populações que vivem longe das áreas urbanas. O novo ponto de votação vai funcionar na Escola Municipal Santa Eugênia, localizada na Comunidade Nossa Senhora do Carmo, ao longo da BR-230 (Transamazônica), na zona rural.

A iniciativa atende à solicitação da juíza zonal, Clarissa Ribeiro Lino, após ouvir os eleitores que enfrentam longas distâncias e arcam com altos custos para exercer o direito ao voto.

A área rural de Canutama está localizada entre os municípios de Lábrea e Humaitá, motivo pelo qual muitos moradores votam nessas cidades, já que não havia uma seção eleitoral próxima. Com o novo local, a 13ª Zona Eleitoral estima atender cerca de 200 eleitores de cinco comunidades: Cristo, Nossa Senhora do Carmo, Aldeia Juma, Aldeia Mura e Comunidade das Pedras.

Segundo o chefe do Cartório da 13ª Zona Eleitoral, Marcos Kawamoto, a criação do local corrige um histórico desafio territorial.

Após a homologação pelo TSE, o novo local de votação deve estar disponível já para as próximas eleições, fortalecendo o compromisso da Justiça Eleitoral com o acesso universal ao voto.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Equipe 13ª ZE

 

 

 

 

  • Sakuratoto