Fiéis católicos de Manaus participam do Jubileu dos Pobres

Agentes das pastorais e movimentos da Arquidiocese de Manaus, que trabalham com as pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social, participaram neste domingo, 30, do Jubileu dos Pobres. Com o tema “Tu és a minha esperança”, a programação teve início na Igreja Nossa Senhora dos Remédios com peregrinação até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, ambas localizadas na área central de Manaus.

A concentração de fiéis começou às 6h30 da manhã com um momento de fé e reflexão sobre a missão de ser sinal do amor misericordioso de Deus no meio dos pobres. Para a assistente social do Centro de Acolhida do Povo da Rua Dom Sergio Eduardo Castriani, Ana Bezerra, a caminhada reforça o papel da igreja para com as pessoas em vulnerabilidade social.

O símbolo central da caminhada foi a “Cruz”, representando a Cruz de Cristo como sinal de esperança e salvação. A peregrinação também foi um convite para a renovação espiritual e o compromisso com os mais necessitados, como destaca o vice-presidente da Caritas Arquidiocesana de Manaus, padre Alcimar Araújo.

Ao chegar a Catedral, os participantes passaram pela porta santa e participaram da celebração eucarística do 1º Domingo do Advento. Durante a Santa Missa, o cardeal Leonardo Steiner ressaltou que ao celebramos este jubileu se renova o compromisso de uma Igreja em saída, com os olhos voltados para os pobres da sociedade, levando o Evangelho da Misericórdia a todos os cantos.

Este foi o último Jubileu a nível arquidiocesano, reunindo pessoas de todos os setores e pastorais.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Tania Freitas / Emmanuel Grieco

  • Sakuratoto