A movimentação intensa no Largo São Sebastião, Centro de Manaus, tem gerado incômodo entre frequentadores e trabalhadores devido à poluição sonora provocada por estabelecimentos e eventos no local.

Moradores e trabalhadores reclamam de poluição sonora e acúmulo de lixo no Largo São Sebastião. Foto: Divulgação.
Para quem depende da área para trabalhar, o excesso de barulho afeta diretamente quem passa pelo ponto turístico. O cozinheiro e vendedor ambulante Aluisson Teixeira de Matos afirma que o volume elevado prejudica, sobretudo, quem busca tranquilidade.
- Em Manaus, tenente da PM é preso por violência doméstica; mulher pulou do 2º andar para escapar
- Homem é preso suspeito de participar de estupro coletivo contra adolescente em Manaus
Além da poluição sonora, a sujeira deixada após os eventos causa preocupação, pois o local fica com lixo espalhado entre as calçadas e a área central. Segundo Aluisson, o acúmulo de resíduos compromete a higiene do espaço e coloca em risco quem trabalha na manipulação de alimentos.
A equipe de jornalismo solicitou nota da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) sobre a poluição sonora no local, da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) sobre a coleta de lixo e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), responsável pelos eventos realizados no Largo, mas até o fechamento desta reportagem, nenhuma das pastas respondeu.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar/Colaboração alunos da Escola de Comunicadores