Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus

Um trabalhador morreu e outro ficou ferido na manhã deste domingo (23) após o tombamento de um guindaste utilizado na montagem da árvore de Natal do Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.

Guindaste tomba durante montagem de árvore de Natal e mata trabalhador em Manaus. Foto: Reprodução.

O acidente ocorreu por volta das 10h. Imagens registradas por pessoas que estavam no local mostram o caminhão munck perdendo estabilidade e tombando no momento em que a estrutura da árvore desaba. Um dos operários estava suspenso na lança do equipamento quando houve o impacto.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e atenderam as duas vítimas, ambas funcionárias da empresa responsável pela montagem da decoração. Um dos trabalhadores não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar ao hospital. O outro permanece internado, com estado de saúde estável.

As primeiras informações indicam a possibilidade de falha operacional, hipótese que será analisada pela perícia, como explicou o delegado Fábio Silva, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros.

“É o mesmo guindaste que colocou essa árvore no ano passado. O motorista e o operador do guindaste têm mais de 20 anos de experiência. O que ele relatou para mim é que ouviu um estalo na hora em que a árvore estava sendo levantada. Esse estalo gerou um alerta, mas ela foi tombando muito devagar, não foi um tombamento rápido. Realmente pode ter sido uma situação de peso e contrapeso”, disse.

Leia também: Roda-gigante apresenta pane dois dias após inauguração e público fica preso em Manaus

Este é o segundo episódio grave envolvendo a ornamentação de Natal no Largo de São Sebastião. Em 2024, a árvore com mais de 23 metros de altura pegou fogo. Na ocasião, os bombeiros conseguiram conter as chamas e ninguém ficou ferido.

Na avaliação do engenheiro mecânico e professor Frederico Cesarino, o acidente deste domingo pode ter sido provocado por uma falha grave no planejamento da operação.

“Todo içamento de carga precisa ser precedido de um plano de rig, que é um documento no qual se faz o mapeamento da operação e a especificação da carga a ser içada, determinando como ela será executada. Quando esse plano é bem feito, os riscos de acidente são reduzidos. Outro ponto é a segurança no trabalho em altura. Nas imagens, é possível ver que o soldador que infelizmente veio a óbito estava içado na lança do guindaste, o que não é permitido. O acidente ocorreu principalmente por um possível erro de planejamento, mas somente a perícia oficial do Instituto de Criminalística e do Corpo de Bombeiros poderá determinar as causas finais”, comentou.

Ouça esta reportagem em áudio:

Em nota, o Governo do Amazonas lamentou o ocorrido e afirmou estar prestando assistência às vítimas e seus familiares. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informou que a empresa contratada apresentou toda a documentação exigida para esse tipo de operação e que os documentos serão entregues às autoridades responsáveis pela investigação.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto