Por Mário Ricardo – Especialista em Gestão de Trânsito

O professor e especialista em trânsito, Maria Ricardo Carvalho alerta que a prática ilegal de “racha”, ou corrida de rua, representa uma séria ameaça à vida nas vias da capital amazonense. Disputas de velocidade, muitas vezes entre motociclistas e carros, têm resultado em tragédias cada vez mais frequentes e, em alguns casos, fatais.
Na tarde de 16 de novembro de 2025, um acidente brutal na Avenida do Turismo, Zona Oeste de Manaus, chocou a cidade.
Segundo testemunhas, dois veículos estariam disputando um racha quando colidiram com um terceiro automóvel. Um dos carros, um Siena, capotou violentamente e ficou de cabeça para baixo.
O balanço foi trágico: duas pessoas morreram no local. Após o acidente, a Polícia Civil instaurou investigação. Um dos envolvidos, motorista da picape Amarok, teve prisão preventiva decretada.
Para o professor e especialista em trânsito Mário Ricardo Carvalho, o episódio reforça a urgência de políticas de conscientização e intervenção no trânsito amazonense.
Carvalho, que é fundador do projeto “Desacelera Manaus” e instrutor de trânsito, destaca que a imprudência de alguns condutores põe em risco não apenas quem participa de “rachas”, mas também inocentes que apenas transitam pela via.
“Disputar corrida nas ruas não é uma brincadeira: é um jogo de vida ou morte. Quando alguém acelera para competir, está desrespeitando a lei, pondo em risco a própria vida e a de terceiros. Além disso, esse tipo de comportamento reflete uma cultura de desvalorização da vida no trânsito. Precisamos urgentemente de mais educação, fiscalização e responsabilidade”, afirma Mário Ricardo.
Leia também: Educação e bem-estar no trânsito: a base para uma cidade mais segura
Carvalho ressalta ainda que muitos acidentes decorrem não apenas de infrações flagrantes, mas de desatenção, pressa, uso do celular e impaciência comportamentos que, combinados com velocidade, tornam as ruas de Manaus ainda mais perigosas.
“É preciso ter cada vez mais consciência no trânsito porque você não dirige somente por você, dirige pelas outras pessoas ao seu lado”, declarou e especialista.
O trágico acidente na Avenida do Turismo serve como alerta para todos: a disputa de velocidade nas ruas é letal e tem consequências irreversíveis. A sociedade, as autoridades e os condutores precisam unir forças para promover uma cultura de respeito à vida no trânsito. Projetos educacionais, fiscalização intensiva e punições rigorosas são fundamentais para evitar novas tragédias.
Esse foi o maior objetivo do professor e especialista em trânsito quando desenvolveu a palestra “O Preço da Imprudência”, que visa levar informações sobre um trânsito mais seguro, trazendo dados sobre acidente e conscientização a quem está assistindo a palestra e aos condutores do Amazonas.
Quem é Mário Ricardo Carvalho
Mário Ricardo Carvalho é palestrante, professor, escritor, pesquisador e especialista em trânsito na área de Mobilidade Urbana com expertise em Legislação de Trânsito. É autor da palestra: “O Preço da Imprudência ”, com foco na educação e conscientização para um trânsito mais seguro.
É autor do livro “Logística reversa e coleta seletiva do Lixo”, com foco em educação ambiental e educação de trânsito. Foi Professor da Universidade Nilton Lins e trabalhou como Educador de Trânsito e diretor geral de alguns Centro de Formação de Condutores no estado do Amazonas. Atualmente, é professor da Escola Pública de Trânsito/DETRAN-AM e apresentador do Programa Desacelera Manaus, todo sábado na rádio Rio Mar FM.