A Pesquisa Sistema de Contas Regionais, divulgada pelo IBGE, mostra que a economia do Amazonas desacelerou, em 2023. O Produto Interno Bruto – PIB do Estado cresceu 2,1% naquele ano, mas recuou 1,2 ponto percentual na comparação com 2022. O Estado ficou na 16ª posição do ranking nacional.

(Imagem Divulgação)
Em 2023, o Produto Interno Bruto – PIB do Amazonas foi de R$161,8 bilhões. Apesar da sifra alta, o PIB cresceu apenas 2,1%. Em relação aos outros Estados da Região Norte, o PIB do Amazonas ficou atrás apenas do Pará. Já na comparação com o ano anterior, 2022, o PIB do Amazonas recuou 1.2 ponto percentual e sinalizou uma desaceleração na economia do Estado, explica o coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira.

(Imagem Divulgação)
O Produto Interno Bruto – PIB é valor total de todos os bens e serviços produzidos em um Estado ou país, além de ser um índice importante que mede a saúde econômica e de crescimento de determinada região. No Amazonas, alguns setores da economia possuem papel importante para o crescimento do PIB.

(Imagem Divulgação)
Em 2023, as 27 Unidades da Federação registraram crescimento no PIB, com avanços mais expressivos para os Estados do Acre, com 14,7% de alta; Mato Grosso do Sul, com 13,4%; e Tocantins, com 7,9% de crescimento no PIB.
Acompanhe, abaixo, a matéria completa em áudio:
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar