A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, até sexta-feira, dia 14, um mutirão de Registros Públicos em Beruri, voltado à emissão e atualização de documentos civis essenciais. A ação acontece no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na rua Aldo Artriclino, bairro Ribeirinho.

Em Beruri, Defensoria Pública promove mutirão para atualização da nova Carteira de Identidade. Foto: Divulgação.
A iniciativa, que começou nesta segunda-feira (10), busca garantir que moradores da sede do município e de comunidades próximas, especialmente pescadores artesanais e trabalhadores rurais, consigam regularizar seus documentos básicos, etapa indispensável para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Segundo a defensora pública Elânia Nascimento, coordenadora da ação, a atualização dos registros civis é fundamental para que a população não perca o acesso a benefícios sociais.
- Golpes em compras online crescem durante a Black Friday; veja como se proteger
- Credenciamento para fornecimento da merenda escolar estadual começa nesta segunda-feira
A defensora destacou ainda que a certidão de registro civil é o primeiro documento que assegura a existência jurídica de uma pessoa e serve de base para o exercício de todos os demais direitos.
A expectativa é que mais de 400 atendimentos sejam realizados ao longo da semana. O mutirão conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e com a parceria do Cartório Extrajudicial de Beruri, para agilizar os serviços e atender o maior número possível de moradores.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar