Bispo auxiliar de Manaus leva voz da Igreja à COP30 sobre impactos climáticos em crianças

Bispo auxiliar de Manaus leva voz da Igreja à COP30 sobre impactos climáticos em crianças

O bispo auxiliar de Manaus, Dom Hudson Ribeiro, confirmou sua participação na COP30, que acontece em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro. Ele representará a Cáritas Brasileira e vai atuar em um espaço dedicado aos impactos das mudanças climáticas na vida de crianças e adolescentes, conhecido como “tenda das crianças e adolescentes”.

Durante o evento, Dom Hudson também participará de momentos que envolvem as contribuições da Igreja Católica nos debates ambientais. Segundo ele, a Igreja defende a proteção dos territórios e a soberania dos povos originários, tradicionais e camponeses, além da promoção da igualdade e da rejeição à financeirização da natureza.

A agenda de Dom Hudson inclui participação em atividades junto a movimentos sociais e lideranças religiosas de todo o mundo, durante a Cúpula dos Povos e uma grande vigília inter-religiosa. Ele também será um dos participantes de uma mesa organizada pela Arquidiocese de Belém, que vai discutir o tema da Ecologia Integral, com a presença de representantes de diferentes grupos e tradições religiosas.

Dom Hudson permanecerá seis dias em Belém, período em que pretende ouvir experiências e apresentar ações já desenvolvidas pela CNBB Regional Norte 1 e pela Arquidiocese de Manaus, especialmente por meio da Pastoral da Ecologia Integral. O bispo também levará sugestões para o pós-COP30, com foco no papel das crianças e adolescentes e na valorização do diálogo inter-religioso.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto