O primeiro aterro sanitário municipal fica no quilômetro 19 da AM-010, no Lago Azul. Com 67 hectares de área total, o local foi projetado com quatro espaços de cinco hectares, cada um com 50 mil metros quadrados.

A estrutura terá capacidade para receber 2.600 toneladas de resíduos por dia, com vida útil prevista de 20 anos e investimento estimado entre R$ 20 e R$ 25 milhões. O sistema do local inclui múltiplas camadas de impermeabilização, contenção, drenagem, lagoas de chorume, captação de biometano e reaproveitamento da água tratada para irrigação interna.
De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, será o primeiro aterro sanitário do Norte do Brasil adequado à Resolução Conama 430, em substituição ao antigo aterro controlado, que já atingiu o limite operacional.
O novo aterro também terá capacidade de abastecer, com combustível limpo, veículos da coleta de resíduos e, futuramente, ônibus do transporte coletivo, reduzindo custos e emissões, destaca o secretário de Limpeza Urbana de Manaus, Sabá Reis.
A conclusão da primeira área está prevista para o dia 15 de novembro.
Rádio Rio Mar
Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito