Em Manaus, a abertura da campanha de vacinação contra a influenza aconteceu nessa segunda-feira, 04, na policlínica Castelo Branco, localizada na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
A meta da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) é assegurar a proteção vacinal de 439.396 pessoas, sendo 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, que juntos representam 90% da população estimada nos três grupos. Nos demais 17 grupos, a meta é alcançar 306.249 pessoas.

O público-alvo prioritário são crianças de 6 meses a menores de 6 anos idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), e mais outros 17 grupos prioritários, que estão em maior risco de exposição ao vírus e considerados mais vulneráveis à doença.
A gerente de Imunização da Semsa Manaus, enfermeira Isabel Hernandes, alerta para a importância da imunização neste período do ano.
A Semsa vai disponibilizar o imunobiológico em 174 salas de vacinas. A estratégia de imunização também compreende a busca ativa realizada por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
A vacina disponível é a Influenza Trivalente contra três tipos de cepas de vírus: A/Victoria (H1N1); A/Croatia (H3N2); e B/Austria (linhagem B/Victoria). Há contraindicação para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia em doses anteriores. Pessoas com sintomas leves e moderados de gripe podem receber a vacina, mas a aplicação da dose deve ser adiada em caso de febre ou Covid-19.
Rádio Rio Mar
Foto: Anne Lima/Semsa