
Igreja Católica celebra Solenidade de Todos os Santos e Comemoração dos Fiéis Defuntos
O final de semana se apresenta com uma peculiaridade no calendário litúrgico brasileiro, demandando atenção dos fiéis para o cumprimento de duas celebrações importantes: a Solenidade de Todos os Santos e a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.
De acordo com o Assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia, e as diretrizes da CNBB, frei a coincidência das datas neste ano modifica o costume de transferir a Solenidade de Todos os Santos para o domingo. Em vez disso, a Solenidade permanece no sábado, 1º de novembro, iniciando nas primeiras vésperas da sexta-feira, enquanto o domingo será integralmente dedicado à Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.
A razão para essa configuração é a Tabela de Precedência dos Dias Litúrgicos, que confere à Comemoração dos Fiéis Defuntos precedência sobre os domingos do Tempo Comum. Habitualmente, no Brasil, Solenidades como a de Todos os Santos são transferidas para o domingo sucessivo, uma prática autorizada pela Santa Sé à CNBB. No entanto, a obrigatoriedade litúrgica da Comemoração dos Fiéis Defuntos no domingo de 2 de novembro prevalece.
Diante da dupla obrigação de preceito “Todos os Santos no sábado e Fiéis Defuntos no domingo” a Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB esclarece as formas de cumprimento. O preceito de Todos os Santos pode ser cumprido em qualquer Missa realizada desde as primeiras vésperas na sexta-feira à tarde até o final do dia de sábado. Para facilitar, o fiel pode comparecer à Missa no sábado à tarde e, ao fazê-lo, cumprir tanto o preceito de Todos os Santos quanto o preceito dominical (que, neste caso, é a Comemoração dos Fiéis Defuntos), seguindo as diretrizes da Igreja.
Neste fim de semana, a Igreja louva a Deus pela bem-aventurança dos Santos que já alcançaram a glória e, simultaneamente, reza pelos Fiéis Defuntos, que aguardam a ressurreição. A CNBB orienta ainda que, na Missa dos Fiéis Defuntos, a cor litúrgica apropriada no Brasil é o roxo, e não se canta o Glória nem se proclama o Credo, mas é permitido o uso do Prefácio próprio e da Bênção Solene.
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES – RELIGIOSAS NOS CEMITÉRIOS
CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO – MORRO DA LIBERDADE
7h – Missa
9h – Missa
17h – Missa
CEMITÉRIO SANTA HELENA – SÃO RAIMUNDO
8h – Missa
9h – Terço e momento de oração
10h – Missa
11h – Momento de oração
12h e 13h – Terço e momento de oração
14h – Terço e momento de oração
15h – Missa
16h – Terço e momento de oração
17h – Missa
18h – Oração e bênção no Cruzeiro
CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA
7h – Missa
9h – Missa
11h – Missa
13h – Missa
15h – Missa
17h – Missa
CEMITÉRIO N. Sra. APARECIDA
8h e 9h – Terço Mariano
10h – Missa
11h e 12h – Terço
13h e 14h – Terço
15h e 16h – Terço
17h e 18h – Terço
CEMITÉRIO SANTO ALBERTO-COL. ANTÔNIO ALEIXO
8h – Missa
17h – Missa
CEMITÉRIO PARQUE TARUMÃ
11h – Missa
CEMITÉRIO N. S. DA PIEDADE – TORQUARTO TAPAJÓS
10h – Missa
CEMITÉRIO PARQUE RECANTO DA PAZ (IRANDUBA-ESTRADA MANOEL URBANO)
9h – Missa
11h – Missa
13h30 – Momento de Louvor
14h – Missa
16h – Missa
CEMITÉRIO MEMORIAL SÃO FRANCISCO (IRANDUBA-ESTRADA MANOEL URBANO)
12h – Celebração com bênção dos túmulos
17h – Missa
CEMITÉRIO MUNICIPAL SÃO GERALDO (DENTRO DA CIDADE DE IRANDUBA)
8h – Missa
11h – Missa
15h – Terço
16h – Missa
CEMITÉRIO MUNICIPAL DE NOVO AIRÃO
17h – Missa
CEMITÉRIO MUNICIPAL DO CAREIRO DA VÁRZEA
8h – Missa (Celebrações da Palavra em outros cemitérios das comunidades do interior)
CEMITÉRIO MUNICIPAL DO CAREIRO CASTANHO
7h – Missa
CEMITÉRIO MUNICIPAL DO MANAQUIRI
16h – Missa
17h30 – Missa
ROTEIRO PARA ORAÇÃO
Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo
Senhor Deus, fonte da vida e da esperança, estamos aqui reunidos neste lugar de descanso e memória, para rezar por aqueles que amamos e já partiram desta vida. Acolhei, senhor nossas preces cheias de fé e saudade.
Que neste momento seja de gratidão pela vida vivida e de esperança na vida eterna. Confortai nossos corações e fazei-nos recordar que a morte não é o fim, mas a passagem para vida eterna. Amém.
Oremos
Senhor Deus, Pai de amor e misericórdia, neste lugar de silêncio e saudade, viemos em oração recordar com carinho os nossos fiéis falecidos (dizer o nome) que o senhor chamou para junto de vós.
Agradecemos, Senhor, pela vida que tiveram, pelos momentos de amor e ternura que partilharam conosco e pelas sementes de fé que semearam em nossos corações.
Recebei, Pai misericordioso, estas almas em vossa luz eterna. Concedei-lhes o descanso e a paz que só Vós podeis dar. Que estes irmãos e irmãs falecidos, contemplem agora o vosso rosto e participem da alegria sem fim do paraíso.
Senhor Jesus, que vencestes a morte e nos prometestes a vida eterna, consolai os nossos corações que sentem saudade, e fortalecei a nossa fé na ressureição.
Dai-lhes Senhor o descanso eterno, e brilhe para eles a vossaluz! Amém.
Rezemos juntos 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Maria por todos os falecidos.
Momento de Silêncio
(Todos podem fazer um breve silêncio, depositar flores, acender uma vela ou dizer uma intenção pessoal.)
João 6,40
“Esta é a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Lucas 24,5-6
“Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui; ressuscitou!”
João 5,24
“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas passou da morte para a vida.”
Romanos 14,7-9
“Ninguém de nós vive para si mesmo, e ninguém morre para simesmo.Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e se morremos, é para o Senhor que morremos. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.’
1 Tessalonicenses 4,13-14
“Não queremos que fiquem tristes como os outros que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram”
ORAÇÃO POR TODOS OS FALECIDOS
Senhor Deus, Pai de bondade e de infinita misericórdia, acolhei em vossos braços os nossos familiares e amigos e todos os falecidos que já partiram desta vida.
Concedei-lhes o repouso eterno, a paz e a luz da vossa presença.
Consolai os que aqui permanecem, sustentando-nos com a esperança da ressurreição.
Fazei-nos viver cada dia com fé, caridade e confiança, até que um dia, todos reunidos, possamos louvar-vos eternamente.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
ORAÇÃO FINAL
Senhor, que sois nossa força e consolo sustentai-nos na fé e guardai-nos no vosso amor.
Fazei-nos viver com esperança, até o dia em que, pela vossa misericórdia, todos seremos reunidos na vossa glória eterna.
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Nossa Senhora da Conceição-Rogai por nós!
São José-Rogai Pornós! !
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
TENDAS: Escuta e Consolação
Foi disponibilizado um folder disponível para todos os interessados. Basta clicar neste link para obter a versão digital
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar