
CADS, Centro Pop e Casa de Passagem Padre Orlando Barbosa são inaugurados em Manaus
Manaus ganhou, nesta quinta-feira, 30 de outubro, três novos espaços voltados ao acolhimento e atendimento de pessoas em situação de rua: o Centro Pop, a Casa de Passagem Padre Orlando Barbosa e o Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (CADS). As unidades, localizadas na avenida Joaquim Nabuco, no Centro da capital, fazem parte do programa “Manaus Por Você”. Na ocasião, o bispo auxiliar, Dom Samuel Lima abençoou o espaço.

Os novos equipamentos sociais são um marco na luta de Padre Orlando Gonçalves Barbosa, que dedicou a vida à evangelização e à defesa da população em situação de rua em Manaus. O religioso, falecido em julho de 2025, inspirou o projeto que hoje leva seu nome e concretiza um sonho antigo de oferecer acolhimento digno e integral às pessoas em vulnerabilidade, destaca o fundador da Comunidade Nova e Eterna Aliança, Tell Menezes.
A Casa de Passagem Padre Orlando Barbosa, com capacidade para 80 pessoas, funcionará 24 horas por dia, oferecendo refeições, banho, kit de higiene, vestuário, orientação social e encaminhamento para trabalho. Já o Centro Pop funcionará durante o dia, garantindo alimentação, descanso, atendimento em saúde e oportunidades de reinserção social.
O CADS, reunirá parceiros como o Tribunal de Justiça do Amazonas, o Sine Manaus e o Sistema S, ampliando o acesso a serviços de capacitação e empregabilidade, explica o Prefeito David Almeida.
Para o bispo auxiliar de Manaus, Dom Samuel, a inauguração representa uma grande conquista diante de tantas demandas e necessidades do povo de rua.
Os recursos vieram, em grande parte, por meio de uma emenda parlamentar de R$ 36,3 milhões destinada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
O espaço fica localizado na Avenida Joaquim Nabuco, 144, centro.
Pe. Orlando Gonçalves Barbosa

Nasceu em 20 de dezembro de 1969, em Vicentina, MS, onde foi ordenado padre da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), em 18 de dezembro de 1999. Chegou em Manaus em janeiro de 2000.
Em 2006, foi incardinado na Arquidiocese de Manaus tornando-se padre diocesano, segundo ele, “por amor à missão na Amazônia” Serviu à Arquidiocese de Manaus por 25 anos, como pároco na Área Missionária Ponta Negra, Nossa Senhora das Graças (Colônia Antônio Aleixo), Área Missionária Nossa Senhora do Rosário e São Francisco de Assis.
Serviu ainda como Coordenador da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco e Faculdade Católica do Amazonas.
Dedicou-se intensamente na evangelização, luta, defesa e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem em situação de rua junto à Pastoral do Povo de
Rua.
Era graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia (incluindo o mestrado). Celebrou sua Páscoa em 19 de julho de 2025.
Um homem de Deus cheio da expressão da alegria, da acolhida, do serviço e amor incondicional aos pequenos e humildes.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar