Com a chegada do fim do ano, o mercado de trabalho ganha fôlego. Datas como Black Friday, Natal e Ano Novo movimentam o comércio e impulsionam a abertura de vagas temporárias. Mas, para quem está atento, essas oportunidades podem ir além do período festivo e se transformar em uma carreira de longo prazo.

Fim de ano aquece o mercado de trabalho e gera oportunidades efetivas. Foto: Yuri Bezerra.
De acordo com especialistas, as empresas começam a contratar ainda em outubro, o que exige preparação e agilidade dos candidatos. A consultora e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, Mauryen Oliveira, orienta que o primeiro passo é estar com tudo pronto para o processo seletivo.
“Mostre-se proativo, vá além do básico, identifique o que precisa ser feito antes de pedirem. Demonstre ser uma pessoa de confiança, evite faltas e atrasos. Mesmo que você seja temporário, conheça o time com quem trabalha e sinalize o interesse em continuar. Encare como o início de algo maior.”
A universitária Eloyza Cristina é um exemplo de quem está de olho nessas oportunidades. Cursando o último ano de Administração, ela busca uma vaga temporária neste fim de ano como forma de ganhar experiência e, quem sabe, garantir uma efetivação.
“O fim do ano já está próximo e eu entreguei alguns currículos. Quero aproveitar esse período para mostrar o meu trabalho e conseguir uma chance. Muitas pessoas começaram assim, e essa pode ser a minha porta de entrada também.”
Leia também: Governo realiza capacitação para implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do 40
O otimismo também é compartilhado pelo setor empresarial. Segundo o presidente da Fecomércio Amazonas, Aderson Frota, as perspectivas para o fim de 2025 são positivas.
“A nossa expectativa é muito positiva. Tenho conversado com vários empresários, e muitos estão mais otimistas. Vamos ter uma série de contratações que, inicialmente, são temporárias, mas podem se tornar definitivas. A expectativa é de um crescimento superior ao do ano passado, podendo variar entre 5% e 8%.”
O período promete movimentar a economia e abrir portas para quem busca uma chance no mercado de trabalho — seja para começar, recomeçar ou conquistar uma efetivação.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar