A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realiza, nesta sexta-feira (31/10), a 1ª Capacitação para Implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta (CBH-40). A iniciativa integra o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e marca o início do processo de criação do comitê.

Governo realiza capacitação para implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta. Foto: Divulgação.
O evento reúne representantes dos três segmentos que irão compor o CBH-40: usuários do sistema de abastecimento de água da região, poder público e sociedade civil organizada. Segundo o secretário da Sedurb e coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, o objetivo é fortalecer a gestão participativa dos recursos hídricos, promovendo o envolvimento direto das comunidades locais.
O foco da capacitação é aprofundar o entendimento sobre a importância da bacia hidrográfica, seus objetivos e funções, além de esclarecer o papel estratégico do comitê na gestão integrada e sustentável das águas do Igarapé do Quarenta.
- Amazonas registra mais de 4,7 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025
- PM apreende arma de fogo após perseguição a carro com quatro homens em Manaus
A criação do CBH-40 é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a UGPE e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), voltado à gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico. O acordo prevê investimentos de quinhentos mil dólares do Prosamin+, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e contrapartida estadual de setenta e quatro mil dólares, com recursos geridos pela UGPE.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar