Novo modelo de pronto atendimento do Platão Araújo inicia funcionamento

Iniciou nesta segunda-feira (27), o funcionamento do novo pronto atendimento do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona Leste de Manaus. A unidade passa a adotar o modelo Fast Track, com fluxo específico para os casos de baixa complexidade.

Esses pacientes passam a ser assistidos no pronto atendimento com o médico indo até eles, enquanto os mais graves seguem para os setores especializados do hospital, reduzindo o tempo de espera.

O novo fluxo do pronto atendimento tem como base o Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo internacional usado em serviços de urgência e emergência. O sistema é adotado para priorizar o atendimento médico com base na gravidade do quadro clínico dos pacientes.

De acordo com a diretora técnica do Platão Araújo, a médica Michele Oliveira, os pacientes que chegarem na unidade passarão por etapas de atendimento. O primeiro passo é pegar senha de atendimento no totem da entrada. Em seguida, serão chamados na recepção para realizar cadastro de atendimento. A etapa seguinte é a triagem.

No Fast Track, conforme a diretora técnica, o paciente é chamado, atendido por um médico, que avalia os sintomas e o encaminha para medicação ou realização de procedimento como curativo.

Já os pacientes classificados na triagem com as cores laranja (grave) e amarela (urgente) seguirão para os espaços correspondentes. Lá, o médico vai até o paciente, avalia e orienta a conduta clínica a ser adotada, com realização de exame para diagnóstico e medicação.

Com informações da assessoria

Fotos: Antonio Lima e Diego Peres/Secom

 

  • Sakuratoto