Manaus 356 anos: a metrópole da Amazônia que se expande e anseia por oportunidades

A capital amazonense completa 356 anos de fundação nesta sexta-feira 24 /10. Em meio às comemorações, um sentimento de reflexão paira sobre a população manauara, e revela a Manaus que seus habitantes desejam para o futuro.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Nascida do Forte do Rio Negro no século XVII, Manaus viveu momentos de apogeu, como no período áureo da borracha, e se expandiu a partir do processo de industrialização, na década de 1970. A metrópole da Amazônia é considerada a cidade mais populosa do Norte do Brasil e detém os olhares atentos de todo o planeta.

Nos dias atuais, a capital amazonense enfrenta diversos desafios e sua população anseia por uma Manaus melhor, conforme destaca a estudante Marjorie Silva.

Morador do Centro Histórico, o aposentado Beto Souza, de 67 anos, cobra um olhar mais inclusivo para essa região.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A professora de Artes, Sara Marques, realiza trabalhos de campo com seus alunos, pelo Centro da cidade, e sonha com uma Manaus do futuro, com mais valorização e investimentos para o patrimônio histórico e cultural.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A Manaus do futuro também está nos pensamentos e nos anseios da nova geração, ressalta os estudantes Danielly Pantoja, de 18 anos, e Andrew Gabriel, de 17 anos.

Mais do que um Feliz Aniversário, a Rádio Rio Mar deseja que cada habitante possa contribuir, de forma efetiva, para uma Manaus mais inclusiva e próspera.

Acompanhe, abaixo, a matéria completa em áudio: 

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto