
Mais de 160 denúncias são apuradas durante Operação Virtude
Os crimes mais apurados pela delegacia incluem violência contra a honra (injúria), ameaça, violência psicológica e, de forma alarmante, apropriação de bens e dinheiro. Muitos dos casos de desvio financeiro são praticados por familiares ou usuários de drogas, que usam os recursos do idoso para fins diversos de suas necessidades básicas. A DECCI enfatiza que a sociedade precisa ser a voz e a força dessas vítimas.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), participou da Operação Virtude, ação nacional de combate à violência contra idosos. A DECCI registrou a prisão em flagrante de um agressor após encontrar uma idosa de 63 anos, com problemas mentais, em total abandono, explica a titular Larissa Barreto.
Os resultados parciais da operação no estado mostram o volume de casos: foram apuradas 160 denúncias, registrados 185 Boletins de Ocorrência (BOs) e solicitadas 18 medidas protetivas de urgência. Além disso, 27 Inquéritos Policiais (IPs) foram encaminhados à Justiça. A delegada da DECCI reforçou que a delegacia está empenhada em apurar os quase 300 boletins de ocorrência que somam os registros.
A rede de proteção ao idoso realizou 230 ações educativas, alcançando 81,2 mil pessoas com o objetivo de conscientizar a população sobre o Estatuto do Idoso. A DECCI reforça a importância da denúncia, que pode ser feita anonimamente pelo Disque 100, 181, 197 ou em qualquer delegacia.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar