Um pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE aponta que mais de 120 mil trabalhadores da região Norte já aderiram às plataformas digitais como fonte de renda. O segmento digital cresce em todo país e alcança várias faixas etárias.

(Imagem Divulgação)
Na região Norte, as plataformas digitais funcionam como meio de trabalho e renda para 124 mil pessoas, com 14 anos ou mais. Os números representam 7,5% do total trabalhadores plataformizados do país. Entre os 124 mil trabalhadores digitais, 85 mil trabalham com aplicativos de transporte de passageiros. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
O segmento digital está se fortalecendo na região, com predominância em serviços urbanos, explica o chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira.
Por outro lado, a expansão desse segmento levanta discussões sobre a ausência de direitos trabalhistas.

(Imagem Divulgação)
A Região Centro-Oeste registrou um aumento de 55 mil trabalhadores digitais nos últimos dois anos; já a Nordeste, teve 73 mil; a Região Sul, de 33 mil; e a Sudeste, de 129 mil pessoas.
- Vereadores fiscalizam estrutura de DNA-HPV que vai substituir o exame Papanicolau, em Manaus
- Em Manaus, homem é preso por roubo a cafeteria e outros dois envolvidos estão foragidos
Entre as pessoas ocupadas, com 14 anos de idade ou mais, a maior variação em plataformas digitais foi na Região Norte:
No total de pessoas, com 14 anos ou mais, ocupadas, no Norte do país, as que trabalham em plataformas digitais, representam um percentual de 1,9% da população. Entre 2022 e 2024, a variação foi de 0,7 ponto percentual, na Região Norte. Essa, é a maior variação entre as grandes regiões do Brasil. No Centro-Oeste, o aumento foi de 0,6 p.p., no mesmo período; no Nordeste, foi de 0,3 p.p; no Sudeste, de 0,2 p.p.; e no Sul, de 0,2 ponto percentual.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar