Nessa quarta-feira (15), a Visa Manaus apreendeu, em um supermercado, na zona Oeste da cidade, 35 quilos de carnes de frango entre peças inteiras de frango, cortes de filé de peito e filés empanados, impróprios para consumo.
Pela apreensão, o estabelecimento foi autuado e vai responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37.
A ocorrência foi registrada durante a operação “Zero Metanol”, que verifica a segurança sanitária das bebidas alcoólicas vendidas à população.
O órgão orienta que os consumidores evitem o consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida, além de observarem aspectos como: vedação adequada, prazo de validade, informações que indiquem ingredientes, origem e registro no Mapa, e rotulagem (que precisa estar intacta, sem sobreposição, por exemplo) e a compra dos produtos em estabelecimentos confiáveis.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar a óbito.
Em caso de identificação dos sintomas, é preciso buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas: (92) 3305-4702 / 0800-722-6001.
Os estabelecimentos com bebidas suspeitas de contaminação devem ser denunciados à Ouvidoria da Visa Manaus, pelo número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h).
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Semsa