Temas como a importância dos insetos aquáticos para a vegetação ripária e a manutenção da vida dos ecossistemas amazônicos serão abordados durante a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2025, que será realizada no período de 20 e 24 de outubro, em três escolas públicas de São Gabriel da Cachoeira.
As atividades devem acontecer no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na Escola Estadual Sagrada Família e na Escola Municipal Indígena Duraka Capuamu, na comunidade Ilha de Camanaus.
A ação também inclui o lançamento de um livro trilíngue (português, tucano e nheengatu) sobre os insetos aquáticos, promovendo o conhecimento científico em línguas indígenas.
Já em outro extremo do Amazonas, no munícipio de Lábrea, alunos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) se preparam para a “VII Feira de Ciências na Praça”. Esta edição contará com oficinas e minicursos e os produtos desenvolvidos nessas ações serão apresentados ao público geral durante a iniciativa, como destaca a doutora em Zootecnia e coordenadora do evento, Débora Rodrigues de Aquino Machado.
A feira será realizada no dia 24 de outubro, a partir das 19h, na praça central de Lábrea.
Rádio Rio Mar
Foto: Acervo da pesquisadora do Inpa, Neusa Hamada / arquivo pessoal da pesquisadora Débora Rodrigues de Aquino Machado