
Humaitá recebe Carreta do programa ‘Agora Tem Especialistas’, com teleconsultas e exames voltados à saúde da mulhe
No município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), sul do Amazonas, começa a operar a primeira Carreta do programa ‘Agora Tem Especialistas’, do Ministério da Saúde (MS). Com a oferta de exames de imagem, consultas presenciais e por telessaúde, o acesso a serviços médicos especializados no interior, tem o objetivo de reduzir o tempo de espera e evitar deslocamento para a capital, Manaus.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o novo equipamento se junta a outras iniciativas, como o Barco Hospital e a Telessaúde, para romper as barreiras geográficas e, assim, chegar a todas as regiões do estado.
“Temos outras três carretas do Governo do Amazonas em operação na capital e no interior, o Barco Hospital São João XXIII, em parceria com a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, além de um programa de Telessaúde nos ajudando nessa missão”, observou.
O início da operação da Carreta contou com a presença de autoridades nacionais, como o secretário Executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a representante do programa Agora Tem Especialistas estadual, Fabiana Bianchet e o superintendente do Ministério da Saúde no Estado do Amazonas, Geraldo Silva, além do prefeito de Humaitá, José do Nascimento. A SES-AM foi representada pela secretária Executiva Adjunta do Interior, Rita Almeida.
“Hoje, estamos aqui para entregar para a população dessa região um equipamento que vai nos ajudar a ampliar o acesso à saúde. A Carreta traz serviços importantes que nos ajudam na prevenção de doenças como o câncer de mama e o câncer de útero”, disse Rita Almeida.
Os serviços da Carreta em Humaitá estão voltados à saúde da mulher, como parte da campanha Outubro Rosa, incluindo consultas e exames com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, além de doenças ginecológicas.
A unidade móvel está estacionada na rua 26 de Março, no Centro de Humaitá, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com atendimentos realizados de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h. Permanecerá no local por 30 dias, seguindo, posteriormente, para outros municípios do Amazonas.
Entre os serviços oferecidos na Carreta estão consultas ginecológicas presenciais e por telessaúde, além de exames de mamografia, biópsia e ultrassonografias mamária, bilateral, transvaginal e pélvica. O agendamento dos pacientes é feito pela regulação municipal.
A Carreta deve realizar aproximadamente 1.060 atendimentos somente em Humaitá. Os resultados das ultrassonografias serão entregues logo após a realização do exame, enquanto os laudos de mamografia ficarão disponíveis em até 15 dias.
A secretária municipal de Saúde de Humaitá, Sara Riça, destacou a importância da iniciativa.
“Estávamos precisando muito de uma ação como essa. A Carreta vai garantir atendimentos e exames especializados, beneficiando não só Humaitá, mas toda a regional do Madeira, graças à parceria entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Saúde”, ressaltou.
A equipe responsável pelos atendimentos é composta por oito profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos ginecologista e radiologista, assistente administrativo, técnico em radiologia e profissional de serviços gerais. A Carreta da Saúde possui quatro consultórios, salas de exames e recepção. Conta com equipamentos modernos e conexão à internet 24h, via satélite.
Com informações Assessoria
Fotos: Divulgação
Leia também:
- Carreta do programa ‘Agora Tem Especialistas’ começa a operar em Humaitá, sul do Amazonas
- Manaus tem dia “D” de vacinação para crianças e adolescente, neste sábado (11)
- Campanha “Outubro Verde” de prevenção e tratamento da sífilis é aberta em Manaus