
Ação social da Igreja Católica beneficia 500 mil pessoas em todo o país
A Igreja Católica se destaca no cenário nacional como a instituição com o maior índice de confiança entre os brasileiros, um dado consistentemente apontado por pesquisas como a da Quaest. Essa credibilidade está ligada à sua vasta ação socio caritativa.
Uma das maiores demonstrações desse esforço é a Campanha da Fraternidade (CF), promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os recursos arrecadados na Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, alimentam o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).
Em 2025, por exemplo, a previsão é que os projetos apoiados por este fundo beneficiem indiretamente cerca de 500 mil pessoas. Esse crescimento reflete o aumento tanto da capacidade de mobilização da Igreja quanto da necessidade de apoio social no Brasil.
A Cáritas, braço social da Igreja, realiza diversos programas que incluem a distribuição de alimentos, o apoio a famílias em risco social e o incentivo à educação de crianças e jovens em áreas periféricas, isto gera a confiabilidade das pessoas, destaca a Secretária Executiva da Cáritas Manaus, Daniele Santos.
A Cáritas, com sua articulação nacional, concentra-se em áreas críticas como segurança alimentar, economia solidária, migração e juventude, atingindo dezenas de milhares de pessoas anualmente.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar