Operação ‘Zero Metanol’ fiscaliza comércios de bebidas em Manaus

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) realizou, nessa quarta-feira (08), inspeções pela operação “Zero Metanol”, para fiscalizar distribuidoras de bebidas alcoólicas e fábricas de bebidas artesanais na capital amazonense.

A iniciativa tem mobilizado equipes nos dois turnos para monitorar e coibir possíveis casos de adulteração de bebidas alcoólicas destiladas, depois que mortes por intoxicação envolvendo a substância metanol, utilizada como matéria-prima industrial e aditivo para combustíveis, foram registrados no Estado de São Paulo, com vários casos em investigação em outros Estados brasileiros.

Até essa quarta-feira (08), 20 estabelecimentos já foram fiscalizados. Em apenas um dos casos, uma distribuidora de bebidas na zona Leste da cidade, foram encontradas garrafas de uísque cujo lacre foi considerado frágil, razão que levou o fiscal na ocasião a solicitar o recolhimento de amostras do estoque do estabelecimento, para envio aos laboratórios de análise do Ministério da Saúde.

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar ao óbito.

Seus principais sintomas são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, é preciso buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas: (92) 3305-4702/0800-722-6001 (telefones de emergência) e (92) 3305-4702 / (92) 3305-4732 (telefones comuns).

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Semsa

 

  • Sakuratoto