Dados da Federação Internacional de Diabetes indicam que a doença atinge 382 milhões de pessoas em todo o planeta. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, os atendimentos ambulatoriais de crianças e adolescentes subiram cerca de 430% por obesidade e 225% por diabetes tipo 2, em oito anos.
Os números preocupam e reforçam a importância de políticas públicas voltadas a este problema de saúde. Na Câmara Municipal de Manaus, um Projeto de Lei cria um Programa de Prevenção e Controle de Diabetes para crianças de 4 a 12 anos, matriculadas ou não na rede pública de Ensino Fundamental.
Atualmente, a proposta está em análise na 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJR). O vereador Diego Afonso, autor da iniciativa, explica como ela vai funcionar na prática.
Esther Silveira passou a infância se privando. Ela foi diagnosticada com diabetes quando tinha três anos, e desde então, o cuidado com a saúde é diário.
Por se tratar de uma doença autoimune, o diabetes tipo 1 é o mais difícil de evitar. Já no diabetes tipo 2 , a prevenção está nos hábitos saudáveis de alimentação. A pediatra, Elisandra Sales, explica como deve ser o cuidado com a saúde dos pequenos, para que eles não desenvolvam esse tipo da doença.
O diabetes é o aumento dos níveis de açúcar no sangue, que resulta em sintomas como sede constante, vontade frequente de urinar, aumento da fome ou infecções frequentes.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Semsa