As mais de duas mil doses do antídoto fomepizol, indicado para pessoas intoxicadas com metanol, devem chegar ao Brasil na semana que vem, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O medicamento foi comprado de uma fabricante japonesa.
Além do etanol farmacêutico, que já está garantindo o tratamento dessas pessoa. Ao longo da próxima semana chega ao Brasil o fomepizol — 2.500 tratamentos já foram adquiridos pelo Ministério da Saúde junto com a Organização Pan-Americana da Saúde.
O Ministério da Saúde comprou mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, além das 4.300 já adquiridas anteriormente. O antídoto será distribuído pelos centros de referência de toxicologia no país.
De acordo com Alexandre Padilha, o Brasil conta com 609 farmácias de manipulação com capacidade de produzir o etanol farmacêutico, que está garantido na rede do SUS para os casos suspeitos com recomendação médica.
Até o momento, já são 127 casos notificados de intoxicação por metanol no Brasil; 11 deles confirmados e 116 em investigação. O aumento se deu nos casos suspeitos e não confirmados.
Todos os casos confirmados e a maioria dos suspeitos, até o momento, estão no estado de São Paulo. O estado do Piauí notificou na noite dessa sexta-feira (03), o primeiro caso suspeito.
Para a população, a recomendação é evitar neste momento ingerir bebidas destiladas, especialmente garrafas com tampa de rosca. E para os comerciantes, a orientação é se certificar da procedência do produto. Em caso de dúvidas sobre a característica do lacre, é possível consultar as informações corretas no Ministério da Agricultura e Pecuária.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Biodiesel Brasil