Como parte das ações da etapa urbana da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está imunizando cães e gatos contra a raiva em três pontos fixos, nas zonas Leste, Norte e Oeste da capital. A estratégia complementa as ações de vacinação de casa em casa da campanha, que iniciaram na última quinta-feira (02), com a previsão de alcançar todos os bairros das zonas Norte, Leste, Sul e Oeste.
Na zona Leste, os tutores de cães e gatos podem levar seus animais para receber a vacina no Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, situado na rua Barreirinha, bairro São José. Na zona Norte, o serviço é ofertado no centro de convivência Padre Pedro Vignola, na rua Tupinambá, 119, Cidade Nova. Nos dois locais, o atendimento ocorre de segunda a sábado, das 8h às 12h.
Na zona Oeste, os donos de animais podem buscar a vacinação na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, que fica na avenida Brasil, em frente ao Caic da Compensa. Na unidade da Semsa, também responsável pela execução da campanha anual, os atendimentos para aplicação da vacina antirrábica ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Não é necessário agendamento para acesso à vacinação nos pontos fixos, nem é requerida a apresentação de qualquer documento pelo tutor. A vacina contra a raiva, ele assinala, é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A meta da campanha municipal para 2025, definida pelo Ministério da Saúde, é imunizar 282.400 animais, dos quais 80 mil gatos e 202.400 cães.
Pontos fixos da Campanha
Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes
Rua Barreirinha, s/n, bairro São José Operário, zona Leste
Segunda-feira a sábado, das 8h às 12h
Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Tupinambá, 119, Cidade Nova, zona Norte
Segunda-feira a sábado, das 8h às 12h
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand
Avenida Brasil, em frente ao Caic da Compensa, zona Oeste
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e sábados, das 8h às 12h
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Semsa