Micro e pequenas empresas do Amazonas devem ganhar mais agilidade na hora de obter licenciamento ambiental e formalizar seus empreendimentos. Um acordo assinado nesta quarta-feira (1º) entre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Sebrae Amazonas promete facilitar o acesso a serviços, capacitações e orientações técnicas voltadas ao empreendedorismo sustentável.

Ipaam e Sebrae Amazonas firmam cooperação para apoiar micro e pequenas empresas na área ambiental. Foto: Divulgação.
Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a iniciativa pretende reduzir a burocracia, oferecer suporte direto aos municípios e estimular o crescimento dos negócios locais, unindo desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.
Com validade de 36 meses, o acordo prevê: Capacitação de agentes de desenvolvimento e servidores municipais; Atendimento técnico para quem busca licenciamento ambiental; Apoio à implantação da Redesim Conectada; e atividades de educação ambiental em escolas da rede pública.
- Suspeito de mandar matar músico Du Barranco é preso durante operação em Manaus
- Ministério da Saúde lança campanha para vacinar crianças e adolescentes até 15 anos
A diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho, destaca que a parceria consolida uma atuação conjunta já existente, agora com foco direto na simplificação do processo ambiental.
A cooperação também prevê a análise prioritária de processos protocolados por meio do Sebrae, a implantação da tabela de baixo risco da Lei de Liberdade Econômica, além da realização de seminários, oficinas e jornadas pedagógicas.
Sem envolver transferência de recursos financeiros, cada instituição será responsável por suas respectivas atividades. A expectativa é que o acordo contribua para destravar processos, fortalecer a gestão ambiental nos municípios e permitir que pequenos negócios cresçam com mais segurança e responsabilidade ambiental.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar