Mês de Outubro é dedicado às missões na Igreja Católica

O Mês Missionário de 2025, com o tema “Missionários da Esperança entre os Povos”, é um convite à Igreja e aos cristãos de todo o Brasil a se tornarem instrumentos de esperança no mundo, especialmente nas regiões mais vulneráveis.

A missão na Amazônia, com suas peculiaridades e desafios, é uma das maiores expressões de “ser missionário da esperança”. A vasta região, que abriga uma rica diversidade de povos e culturas, enfrenta inúmeras adversidades.

A presença missionária é muitas vezes limitada pela imensidão do território, a escassez de recursos e a difícil acessibilidade às comunidades mais distantes, destaca o Coordenador Pastoral da Área Missionária São João Paulo II e Assessor da Juventude Missionária (JM) Amazonas, Joylson Carvalho.

A Igreja, ao ser “missionária da esperança”, se coloca como defensora da vida, tanto na perspectiva espiritual quanto na prática cotidiana. Nesse sentido, as iniciativas de apoio à educação, à saúde e ao cuidado com os recursos naturais se tornam expressões de esperança verdadeira para as comunidades amazônicas.

Neste mês missionário, a reflexão proposta pelo tema “Missionários da Esperança entre os Povos” nos chama a ser protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e solidária. A missão na Amazônia, em particular, exige um olhar atento às necessidades específicas de cada povo e à urgência de proteger o meio ambiente.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto