Casos de desaparecimento de pessoas estão em alta no Brasil e Delegacia Especializada em Ordem Política e Social atua na investigação de casos em Manaus. A unidade policial, localizada na zona Centro-Sul da capital amazonense, também investiga crimes de racismo, homofobia, xenofobia e intolerância religiosa.

(Imagem Divulgação)
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, 220 pessoas desapareceram por dia, no Brasil, no primeiro semestre de 2025, totalizando 46.651 registros até os dias atuais. No Amazonas, 611 pessoas foram registradas como desaparecidas, de janeiro a agosto do ano passado, segundo o Painel de Indicadores Criminais da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM. A maior parte dos desaparecimentos ocorreu em Manaus, chegando a 591 registros.

Delegada Alynne Lima, da Deops (Foto Divulgação)
Os dados apontam, ainda, que a maioria das pessoas desaparecidas, em 2024, estavam na faixa etária de 18 a 64 anos. Desde que aderiu ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas – CNPD, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em agosto deste ano, a Delegacia Especializada em Ordem Política e Social – Deops, trabalha, em Manaus para solucionar os casos de desaparecimentos, conforme destaca a delegada Alynne Lima, titular da pasta.
Durante as investigações também são coletados depoimentos das pessoas próximas ao desaparecido e, se necessário, é solicitada a quebra de sigilo telefônico e bancário da vítima.
- Outros três envolvidos no sequestro e extorsão de empresário são presos em Manaus
- Proprietário de BMW que atropelou duas pessoas na zona Leste, é preso por adulteração de veículo
A Deops também trabalha na investigação de crimes de racismo, homofobia, xenofobia e intolerância religiosa. A delegada ressalta a importância de denunciar essas práticas criminosas.
Em casos de desaparecimento, não é necessário aguardar 24 horas para registrar um Boletim de Ocorrência – BO, que pode ser feito em qualquer delegacia ou de forma virtual. A Delegacia Especializada em Ordem Política e Social – Deops, está localizada na avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar