Mais de 4 toneladas de frutas irregulares são apreendidas em Roraima com destino ao Amazonas

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas – Adaf apreendeu mais de quatro toneladas de frutas irregulares que vinham de Roraima para o Amazonas. Os alimentos estavam escondidos em meio a um carregamento de madeira.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A apreensão das mais de quatro toneladas de frutas ocorreu na noite dessa segunda-feira 22/09, na barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá, no Estado de Roraima. Entre os produtos encontrados em um caminhão, que transportava madeira, estavam 2,5 toneladas de coco, uma tonelada de banana e 850 quilos de laranja.

Esses frutos, considerados irregulares, ou seja, que não passaram pelos procedimentos sanitários, podem ser hospedeiros de pragas como o Moko da Bananeira e cancro cítrico, que poderiam colocar em risco as plantações e a saúde dos consumidores, conforme explica Sivandro Campos, gerente de Defesa Vegetal da Adaf.

Durante a abordagem, que contou com o apoio da Polícia Militar de Roraima e do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, os fiscais identificaram que a carga de banana era transportada em cachos, o que é proibido em todo território nacional, para evitar disseminação de pragas, como a Sigatoka negra. Os frutos foram encaminhados para os procedimentos cabíveis, explica ainda o técnico.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

O Estado de Roraima está proibido, desde 2023, de transportar frutos hospedeiros da mosca-da-carambola para outras Unidades da Federação. A medida imposta pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa foi implementada após o Estado ser considerado área de quarentena para a praga. A população pode denunciar o transporte irreular de alimentos por meio do número de telefone: (92) 99380-9174 da Gerência de Defesa Vegetal da Adaf.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto