A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam está com seu estoque de sangue 44% abaixo do nível adequado para atender às Unidades de Saúde do Estado. A instituição convoca os doadores e pede que outras pessoas possam se voluntariar para ajudar a repor a reserva de bolsas de sangue.

(Foto Divulgação)
O estoque de bolsas de sangue do Homoam está 44% abaixo da média recomendável desde a semana passada. O baixo nível afeta diretamente a oferta de cirurgias, transfusões, tratamentos de pacientes crônicos e oncológicos, além de emergências nos hospitais do Estado. O estoque de sangue atende todas as Unidades de Saúde públicas e privadas do Amazonas.
- CMM discute o fortalecimento do Municipalismo, com a chegada da União dos Vereadores do Brasil
- Em Beruri, homem com histórico de crimes sexuais contra menores, é preso por estupro de vulnerável
A gerente de captação de doadores do Hemoam, Nívia França, explica que média de doações caiu de 250 para 140 bolsas por dia, o que preocupa a instituição.

(Foto Divulgação)
A gerente de captação reforça o convite para a rede de apoio e para que novos doadores possam ajudar na reposição do estoque.
Para se tornar um doador, a pessoa precisar ter idade entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, ter boa saúde e estar bem alimentado no dia da doação. Doadores com idades entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsáveis legais. No local, é necessário a apresentação de um documento com foto, como RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho. A sede do Hemoam está localizada na avenida Constantino Nery, nº 4397, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. Os atendimentos ocorrem de segunda a sábado, das 7h às 18h.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar