Agendamento para castração gratuita de Pet’s acontece nesta sexta-feira,12

O bairro Novo Aleixo, na zona Norte de Manaus, vai receber, neste fim de semana, a unidade móvel de castração de cães e gatos, Castramóvel. O agendamento presencial para as castrações será realizado nesta sexta-feira, das 9h às 14h, na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, localizada na Avenida Coronel Sávio Belota.

Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e uma foto do animal. Não é necessário levar o animal neste momento.

A deputada estadual Joana Darc, presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), destaca a importância da castração para a saúde pública.

No sábado, dia 13, também na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, serão realizadas as castrações agendadas. A programação conta ainda com vacinação antirrábica e antiviral para cães e gatos, sem necessidade de agendamento prévio, a partir de 8 horas da manhã.

O Castramóvel inicou as atividades em 2020 e visa democratizar o acesso à castração para impedir o avanço de zoonoses e resguardar problemas de saúde dos animais domésticos.

Em 2024, o programa realizou a esterilização solidária de 21,4 mil animais, sendo 12.191 felinos e 9.218 caninos. Além das cirurgias foram aplicadas mais de 2.500 vacinas, entre antirrábica e viral.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação

  • Sakuratoto