A Operação Shamar resultou na prisão de 297 agressores de mulheres em Manaus e no interior do Amazonas, durante todo o mês de agosto. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (08/09) pelas Forças de Segurança do estado. A ação é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem como objetivo combater a violência de gênero com medidas preventivas e repressivas.

Operação Shamar registra quase 300 prisões por violência contra a mulher. Foto: Divulgação/PC-AM.
De acordo com a delegada Patrícia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, o número expressivo de prisões demonstra o compromisso das forças de segurança com o enfrentamento da violência contra a mulher.
“Nesse mês da operação, nós conseguimos cumprir 297 prisões de agressores de mulheres. Ou seja, é um número altíssimo, são quase 300 agressores presos em decorrência de violência contra a mulher. Desses, 112 foram presos na capital e 185 no interior.”
Leia também: Elevadores quebrados deixam passarelas de ônibus sem acessibilidade em Manaus
Durante a operação, foi lançada a Delegacia Virtual da Mulher (DVM), uma plataforma que permite denunciar casos de violência e solicitar medidas protetivas de forma online. A ferramenta amplia o acesso à proteção, especialmente para mulheres que vivem em áreas isoladas ou que enfrentam dificuldades para ir até uma delegacia.
“O lançamento da Delegacia Virtual da Mulher é mais uma ferramenta que veio para ajudar essas mulheres que se encontram mais isoladas, que têm dificuldade de acesso a uma delegacia mais próxima, ou que, por vergonha ou medo, não conseguem buscar ajuda pessoalmente. Nesse primeiro mês, já recebemos 56 solicitações de medidas protetivas online, o que consideramos um número muito bom.”
A Delegacia Virtual da Mulher pode ser acessada pelo site delegaciavirtual.sinesp.gov.br ou pelos canais oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar