Religiosa destaca importância do cuidado com a Saúde Mental

Religiosa destaca importância do cuidado com a Saúde Mental

A Campanha Nacional do Setembro Amarelo foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a atenção à saúde mental ganha ainda mais relevância. O objetivo da campanha é a prevenção do suicídio, uma realidade que tem se tornado cada vez mais preocupante no Brasil e no mundo.

Para além da atuação de profissionais da saúde, espaços religiosos também têm se mostrado fundamentais nesse processo de acolhimento e orientação. A religiosa e psicóloga Irmã Maria Couto, das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, ressalta que o cuidado com a vida é uma responsabilidade coletiva.

A religiosa também reforça o papel da família como rede de apoio essencial e destaca que a escuta atenta pode ser o primeiro passo para ajudar o paciente.

Na perspectiva da fé cristã, há um chamado à valorização da vida. A passagem bíblica “Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente” (Deuteronômio 30.19).

Casos de angústia, tristeza profunda ou pensamentos suicidas devem ser levados a sério. A orientação é clara: ninguém precisa lidar com o sofrimento sozinho. Alguns projetos de atendimento psicológico são oferecidos nas igrejas católicas, procure a paróquia mais próxima de você e peça ajuda.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto